Cromoterapia

 

 

     A Cromoterapia é o tratamento realizado com a aplicação da cor. Este tratamento pode ser feito através da projeção mental ou com lâmpadas coloridas. A Cromoterapia está tão relacionada psíquica e organicamente ao ser humano, quanto o ar que respiramos e o alimento que ingerimos.

     A Cromoterapia é uma medicina puramente energética, capaz de regenerar, estabilizar ou mesmo refazer, qualquer problema em que estejam envolvidas as energias de um corpo físico humano, em perdas ou em excesso energético. A aplicação de cores são medicações dirigidas ao todo, atuando não só sobre o corpo físico, como também sobre o perispiritual e a alma. Cada vibração tem um dinamismo próprio, de conformidade com a frequência em que opera. Cada órgão possui uma vibração própria, produto das vibrações das moléculas que o compõem. O órgão sadio mantém equilibrada a frequência em que vibra, enquanto o doente possui suas vibrações inconstantes, geralmente diminuídas. Com a aplicação de raios coloridos o corpo tem condições de reconstruir, restaurar e revitalizar qualquer órgão a fim de mantê-lo saudável.

 

As Cores e Suas Funções

 

Vermelho

     Funciona como ativador da corrente sanguínea, acelerador, alimentador, queimador de gorduras, desobstruidor, cauterizador e eliminador de impurezas. É indicado em anemias, paralisias, depressão e medo; beneficia as funções restauradora, procriadora e criadora.

 

Laranja

     Esta é a mais densa das cores. Atua sobre a parte óssea, nos casos de fraqueza, de fissuras e sobre as fraturas. É um poderoso energizador muscular, eliminiador de gorduras na corrente sanguínea; libera as funções corporais e mentais, aumenta a coragem e o poder de lidar com a vida e é indicada em infecções do baço, dos rins, bronquite e outras doenças dos pulmões, cálculos biliares e paralisias de ordem emocional. A cor laranja também é indicada em caso de diminuição da libido, aumentando a potência sexual.

 

Amarelo

     Boa para doenças da pele, controla os processos digestivos. Atua sobre a atividade mental estimulando os poderes de raciocinar, favorecendo o equilíbrio e o otimismo; indicada em casos de indigestão, constipação intestinal, doenças do fígado, diabete e energizador muscular. Atua como energia desintegradora dos cálculos renais e biliares; age no fortalecimento das artérias, veias, vasos e é indicada em casos de fraqueza e arteriosclerose.

 

Verde

     É a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. A cor verde controla o centro cardíaco influenciando poderosamente o coração e a pressão sanguínea e tem efeito calmante sobre os nervos. Indicada em úlceras, problemas de circulação, dores de cabeça, gripe, câncer; é um poderoso antiinfeccioso, atua na área do abdome, sobre os órgãos como o estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado e intestinos. Age ainda sobre o sistema muscular, artérias, veias e vasos, como energia dilatadora. É chamado de denominador comum da Natureza.

 

Azul

     Esta cor é estabilizadora e desacelera as coisas, de maneira que serve para combater as enfermidades infecciosas quando promovem elevação da temperatura. Sua grande propriedade é a de ser antisséptica além de refrigerante e adstringente. Traz quietude e paz mental e é indicada para dores de garganta, febres, sarampo, caxumba, inflamações, espasmos, ferroadas, comichões, dores de cabeça, choques e insônia; atua sobre as artérias, veias, vasos, sistema nervoso, sistema muscular, ossos e pele. É regeneradora de medulas, tecido conjuntivo e tem função analgésica.

 

 

Índigo

     Esta cor controla a glândula pineal e é um maravilhoso purificador da corrente sanguínea. É indicada para medos, inibições, obsessão, clareia e limpa as correntes psíquicas; auxilia nas infecções dos olhos, dos ouvidos, do nariz e nas moléstias dos pulmões, doenças da garganta, asma e hemorragias.

 

Violeta

     Controla o chacra coronário. Tranquiliza o sistema nervoso atuando sobre todas as formas neuróticas, reumatismo, concussões, tumores, afecções dos rins, da bexiga, funcionando como bactericida; exerce atividade sobre os intestinos, os rins, as vias respiratórias. O violeta é considerado o aitibiótico da cromoterapia.

 

 

Associação das Cores

 

     Agora vamos ver as funções da associação de duas, três e quatro cores.

 

     Duas Cores:

     Verde + Azul - Formador e regenerador celular.

     Verde + Índigo - Coagulante e antiinfeccioso.

     Verde + Azul - Antiinfeccioso e lubrificante das mucosas.

     Verde Forte + Azul - Antiinfeccioso ósseo e regenerador celular.

     Azul + Amarelo - Fortalecedor da área.

     Azul + Índigo - Coagulante com alívio de dor.

     Azul + Vermelho - Acelerador e cauterizador como preventivo de dor (pressão baixa).

 

     Três Cores:

     Verde + Azul + Amarelo - Regenerador com fortalecimento estrutural.

     Verde + Azul + Vermelho - Equilibrador funcional.

     Verde + Vermelho + Azul - Desacelerador, cauterizador e regenerador.

     Verde + Violeta + Azul - Paralisador dos processos infecciosos.

     Verde Forte + Azul + Amarelo - Regenerador ósseo.

     Verde + Azul + Índigo - Coagulante e regenerador.

     Azul + Verde + Azul - Analgésico.

     Azul + Vermelho + Amarelo - Acelerador com fortalecimento e eliminador de gorduras.

 

     Quatro Cores:

     Verde + Azul + Vermelho + Amarelo - Ativador das funções para fortalecimento.

     Verde + Azul + Amarelo + Vermelho - Ativador das funções para fortalecimento.

 

 

A Aplicação Cromoterápica

 

     A Aplicação Com Lâmpadas

          O uso das lâmpadas coloridas visa realizar o chamado fenômeno fotoquímico, no corpo humano. Sua prática é dirigida à massa orgânica, ou seja, ao corpo físico. Com isto procuramos regenerar ou restaurar os campos eletromagnéticos desequilibrados. As Lâmpadas quando acionadas, enviam luz e calor para as áreas atingidas, produzindo um efeito salutar para o equilíbrio celular. A aplicação deve ser feita, com a lâmpada passando a uma distância de 10 centímetros do corpo. Nas cores fortes, a distância cairá para 5 centímetros, diminuindo assim, o espectro luminoso. A projeção luminosa pode ser feita a 15 centímetros de distância do corpo, na aplicação do conjunto chamado Básico. Estas distâncias são variáveis, pois dependem das cores que estamos usando, do estado e da idade do paciente, da área a ser tratada, etc. O tempo destas aplicações também varia de acordo com o que se pretende fazer; geralmente este tempo vai de 10 a 30 segundos.

 

 

A Aplicação Pela Projeção Mental

     A projeção é a forma de se canalizar energia na direção de determinado objetivo, seja ele um ponto, um órgão, um sistema ou um corpo. Assim, mentalizamos primeiro o ponto ou órgão a ser tratado e remetemos energia para ele com o objetivo de restaurar-lhe as funções. Os tempos de aplicação mental variam conforme a idade, a área e o estado do paciente, sendo que, geralmente,  vão de 1 a 5 segundos.

     "O estudo das funções da cor é, realmente, a base fundamental da terapêutica pela vibração da onda colorida, constituindo-se no marco inicial da longa e inusitada trajetória de uma medicina, cuja história pelos tempos imemoriais, confunde-se com a própria história da Humanidade." (René Nunes).

Nota: Estas dissertações sobre a Cromoterapia, possuem apenas caráter educativo. Se você quiser realizar um tratamento cromoterápico, procure um especialista, sabendo você, que estes procedimentos não substituem o tratamento médico.

Quer obter mais informações? Clique Aqui.

Veja Também:

Acupuntura

 

Meditação Koan